Tipos de cães


A FCI (Fédération Cynologique Internationale) divide os cães em 10 grupos de acordo com suas características em comum, e pela função ao qual essas raças exercem. No Brasil há um 11°que são de raças reconhecidas nacionalmente mas ainda não reconhecidas pela FCI.

 1º GRUPO - Cães pastores e Boiadeiros - exceto os suíços

 2º GRUPO - Cães do Tipo Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços

 3º GRUPO - Cães Terriers

4º GRUPO - Cães Dachshund

5º GRUPO - Cães do Tipo Spitz e do Tipo Primitivo

6º GRUPO - Cães Sabujos e de Pista de Sangue – Caça

7º GRUPO - Cães de Aponte – Caça

8º GRUPO - Cães Recolhedores, Levantadores e d'água - Caça

9º GRUPO - Cães de Companhia

10º GRUPO - Cães Lebréis ou Lebreiros – Galgos

Para uma maior compreensão dos grupos irei dividi-los de uma forma diferente da FCI.

Cães esportistas.

Esse grupo inclui os cães que foram criados para levantar, apontar e recolher a caça, são cães que não matam, mas sim auxiliam o homem no ato da caça, podemos incluir nessas características, o sétimo e o oitavo grupo de acordo com a divisão FCI.

 hounds

Esses cães são verdadeiros caçadores, perseguem suas presas, utilizando o olfato , ou a visão podendo também combinar os dois sentidos, diferentemente do grupo dos esportistas esses cães não esperam pelos humanos para irem a caça , essa características são referentes ao sexto grupo de acordo com a divisão FCI.

Cães trabalhadores

Conforme a Sociedade foi evoluindo e se estabelecendo em um único local, a caça não era mais a única necessidade humana. A necessidade de animais que nos auxiliasse na lida do trabalho diário aumentava exponencialmente, são esses os cães trabalhadores que nos ajudam, tanto nas  fazenda  com o trabalho de pastoreio, o trabalho de guarda, de tração (puxar objetos), resgate. Algumas dessas raças com uma habilidade outra com mais de uma.

Terriers

Esse grupo a princípio desenvolvia a caça de animais considerados pragas, em geral roedores e pequenos mamíferos o nome desse grupo veio da palavra em latim terrier que quer dizer terra esses cães cavavam profundamente ate encontrar sua presa. São animais que tendem a ter um alto nível de energia.  

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário